Como se inscrever no Sisu 2020 – passo a passo completo!

O Sisu é um sistema informatizado criado pelo MEC (Ministério da Educação) para que instituições de ensino superior públicas ofereçam vagas a candidatos que participaram do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).

Na prática, significa que o Sisu possibilita que um candidato entre em uma universidade pública sem passar pelo difícil processo seletivo tradicional, o vestibular.

Mas, afinal, quem pode participar do programa e como efetuar a inscrição no Sisu 2020 para concorrer a uma vaga em instituições de ensino superior públicas? Veja, aqui, essas informações!

Inscrição Sisu 2020 – passo a passo


A inscrição no Sisu 2020 é totalmente feita via internet, no site oficial do programa. Para efetuá-la, será necessário informar o número de inscrição e senha do ENEM 2019, por isso, tenha essas informações em mãos para agilizar o processo. Confira, a seguir, um passo a passo de como se inscrever:

  1. Acesse o site oficial do Sisu no link http://sisu.mec.gov.br/;
  2. No menu principal superior, clique na opção “Fazer inscrição”;
    Como se inscrever no Sisu 2020
  3. Informe seus dados pessoais e também o número de inscrição e senha do ENEM 2019;
    Como se inscrever no Sisu 2020
  4. Valide seu acesso digitando os caracteres da imagem gerada pelo site;
  5. Clique em “Entrar no Sisu”;
    Como se inscrever no Sisu 2020
  6. Clique em “Fazer inscrição na 1ª opção”, selecione o curso de graduação que você mais deseja realizar, em qual universidade e clique em “Escolher este curso”;
    Como se inscrever no Sisu 2020
  7. Leia a descrição das modalidades disponíveis para o curso (ampla concorrência e cotas sociais), selecione a que pretende concorrer e clique em “Escolher esta modalidade”;
    Como se inscrever no Sisu 2020
  8. Confirme os dados do curso e universidade, verifique os documentos exigidos para matrícula e clique em “Confirmar minha inscrição”;
    Como se inscrever no Sisu 2020
  9. Clique em “Fazer inscrição na 2ª opção” e faça exatamente o mesmo processo para indicado para cadastro da 1ª opção. A única diferença é que agora será necessário selecionar um curso de graduação que você faria se não conseguisse o que escolheu na primeira opção.
    Sisu 2020 - Inscricao Passo a Passo

É importante informar que o Sisu divulga diariamente notas de corte dos cursos e a classificação parcial do candidato, o que permite avaliar suas reais chances de conquistar a vaga.

Caso sua nota não seja suficiente, existe a possibilidade de mudar a primeira e segunda opção de curso durante o período das inscrições, selecionando graduações alternativas nas quais há maiores chances de aprovação.

[Veja aqui um cronograma completo do Sisu 2020!]

Documentos necessários para inscrição no Sisu 2020

DocumentosSomente o número de inscrição e senha do ENEM 2019 são solicitados. Caso não se lembre de tais informações, é possível recuperá-las diretamente no site oficial do ENEM, conforme este passo a passo:

  • Acesse o site oficial do ENEM em https://enem.inep.gov.br/participante/#!/;
  • Utilize o chat do site e informe seu CPF para ter atendimento;
    CHAT ENEM
  • Solicite uma nova senha, que será encaminhada para o e-mail fornecido no ato da inscrição no ENEM 2019.

Caso não receba a informação por e-mail, será preciso entrar em contato telefônico com a equipe responsável pelo ENEM, no telefone 0800 61 61 61 (ligação gratuita).

[Veja aqui como funciona o SISU 2020 e fique por dentro!]

Valor da inscrição no Sisu 2020

Valor da Inscrição SISU 2020

Um dos principais diferenciais do Sisu 2020 é que ele é totalmente gratuito, ou seja, não é preciso pagar taxas para participar do processo seletivo. Portanto, desconfie se algum valor for solicitado. Faça a inscrição somente no site do Sisu para evitar golpes.

Quem pode participar do Sisu?

Para participar do Sisu, o candidato tem de cumprir pré-requisitos específicos estabelecidos pelo MEC e pelas instituições de ensino superior participantes, tais como:

  • Ter feito o ENEM 2019;
  • Ter alcançado mais de 450 pontos nas questões do ENEM 2019;
  • Não ter zerado a prova de redação do ENEM 2019;
  • Não estar na situação descrita no item 2.5 do edital do ENEM 

É importante ressaltar que algumas universidades públicas podem estabelecer notas ou médias mínimas para inscrição em um determinado curso. Se o candidato não tiver essa pontuação, ele não conseguirá realizar a inscrição, será necessário escolher outro curso.

Resultado final Sisu 2020

ResultadoA divulgação da lista de classificados do Sisu 2020 ocorre de 3 a 7 dias após o término do período de inscrição. Em um primeiro momento, somente o resultado da chamada regular é liberado.

Em seguida, inicia-se o prazo para uma lista de espera, que geralmente é divulgada de 8 a 10 dias depois da liberação da chamada regular. Portanto, é importante não desistir se não conseguir a vaga na primeira lista e aguardar outros resultados.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

Como se inscrever no Sisu 2020 – passo a passo completo!

Deixe um comentário