Inscrição para o Sisu 2020 – Inscreva-se Agora no Site MEC

O SISU (Sistema de Seleção Unificada) é um sistema administrado pelo MEC (Ministério da Educação) onde Instituições Públicas oferecem vagas no Ensino Superior a candidatos que participaram do ENEM.

Pode fazer a inscrição para o SISU 2020 somente os candidatos que fizeram o Enem do ano anterior, nesse caso, 2019. É necessário não zerar na redação, além disso, algumas das Instituições participantes estipulam notas mínimas para inscrição em alguns cursos, mas, essa informação será dada no momento da inscrição, caso o candidato não tiver os requisitos mínimos, o sistema mandará uma mensagem instantânea.

Como fazer a inscrição para o SISU 2020?


O procedimento é todo realizado pela internet e de maneira simplificada. Mas, não esqueça que ele só pode ser feito depois que você tiver as notas do Enem 2019 em mãos.

Veja o Passo a Passo:

1- Acesse o site do SISU – http://sisu.mec.gov.br/

2- Clique no botão “Fazer Inscrição”.
Como se inscrever no Sisu 2020

3- Agora, você vai precisar dos dados de inscrição do seu último Enem, ou seja, do ano de 2019. Além disso, é necessário da senha do Enem e depois, confirmar os caracteres de validação.
Como se inscrever no Sisu 2020

4- Em seguida, o sistema vai solicitar a escolha da primeira opção de Curso de Graduação.
Como se inscrever no Sisu 2020

5- Em seguida, coloque a segunda opção do curso que você tem interesse, caso não houver vaga para a primeira opção;
Como se inscrever no Sisu 2020

6- Com o curso escolhido, selecione a Instituição que pretende estudar. Nessa hora você deve tentar aquelas que aceitam as suas notas, pois as notas de corte variam conforme a Instituição.
Como se inscrever no Sisu 2020

7- Assim que você finalizar a etapa, vai aparecer uma tela mostrando as notas de corte e outras opções onde o candidato possui mais chances de entrar. Nessa hora, você escolhe o curso e seleciona a modalidade de inscrição que deseja concorrer (ampla concorrência ou cotas sociais e raciais).
Como se inscrever no Sisu 2020

Caso optar por cotas, é necessário comprovar a sua situação através da apresentação de documentos na Instituição de Ensino no ato a matrícula, caso for aprovado.

8- Em seguida, o curso que você escolheu vai listar uma série de documentos necessários, então você precisa clicar em “Estou ciente de toda a documentação exigida na matrícula, assim como as demais informações contidas acima”.
Como se inscrever no Sisu 2020

9- Assim que clicar, aparecerá uma mensagem dizendo “Parabéns, a sua inscrição na primeira opção foi feita com sucesso”.
Sisu 2020 - Inscricao Passo a Passo

10- Depois, é só  repetir todo o processo na escolha da 2ª opção.

Todas as noite o SISU faz o cálculo da nota de corte, o que significa que a disputa pelos cursos pode mudar a todo momento.

No geral, as Inscrições do SISU começam no final de Janeiro, mais precisamente entre os dias 20 a 25 como foram as últimas edições, mas é importante ficar atento no Portal do MEC para saber a data correta.

Quais os documentos são necessários para fazer a inscrição para o SISU 2020?

DocumentaçãoPara se inscrever, o candidato precisa unicamente do “número de inscrição do ENEM de 2019” e da “Senha cadastrada no Enem 2019”.

Além disso, cada Instituição poderá exigir uma lista de documentos para efetivação da matricula, em caso de aprovação. Mas isso, será mostrado na tela do sistema do candidato no ato da inscrição.

Os candidatos que perderam o número da inscrição do Enem  ou a senha do Enem 2019 devem recuperá-los na página do ENEM, pois a inscrição para o SISU 2020 é feita somente com a senha do Enem cadastrada no última edição.

Qual é o valor da inscrição para o SISU 2020?

Valor da Inscrição SISU 2020A participação é totalmente gratuita para todos os candidatos. A seleção acontece duas vezes por ano, uma no primeiro semestre e a outra no segundo semestre.

Não existe limite de renda e nem de idade para fazer a inscrição do SISU 2020, inclusive os bolsistas do PROUNI também podem se inscrever. No entanto, caso selecionado, o candidato terá que escolher entre os benefícios, pois não é permitido acumular os dois.

[Veja aqui o cronograma do Sisu 2020!]

O processo seletivo do SISU é muito concorrido, inclusive quem não passou em nenhuma das chamadas, pode se inscrever para a lista de espera, o próprio sistema dá essa opção quando todas as chances de esgotarem.

Boa Sorte!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

Inscrição para o Sisu 2020 – Inscreva-se Agora no Site MEC

Deixe um comentário