SISU 2019 → Como Funciona, Inscrições, Resultado e Lista de Espera

Após o resultado do Enem ter saído, os alunos precisam ficar atento a inscrição Sisu 2019, pois é através dele que os estudantes conseguem ingressar nas Universidades públicas, pois ele é o meio principal meio de acesso ao Ensino Superior de qualidade no Brasil.

O Sisu automatiza as notas para então classificar os alunos, para se inscrever nele é necessário ter realizado o Enem, assim é possível então concorrer a uma vaga no curso e na Universidade desejada.

Como funciona o SISU 2019?


O Sistema de Seleção Unificada mais conhecido como Sisu 2020, é um programa do MEC (Ministério da Educação) que disponibiliza as mais diversas vagas, nas mais diferentes universidades do Brasil.

SISU 2019
O aluno que tem interesse em participar do Sisu 2019 deve ter feito o Enem do ano anterior para então se candidatar a tão sonhada vaga. É necessário lembrar que algumas universidades públicas que participam do Sisu, adotam uma nota mínima em determinado cursos, ou seja, o aluno só consegue se candidatar naquele curso ou Universidade se tiver alcançado esses pontos mínimos, mas caso o aluno não possua nota suficiente o sistema informará.

O Sisu é uma forma informatizada de ter acesso a nota do Enem e selecionar os melhores candidatos, com as melhores notas, para determinadas vagas no mesmo curso, modalidade, turno, universidade e campus.

Inscrições SISU 2019

Para fazer a inscrição para o SISU 2019 é preciso ter realizado o Enem e ter tido nota maior do que zero na redação. Somente atendendo esses pré requisitos é possível concorrer a uma vaga.

SISU 2019

01. Para começar é preciso acessar o site http://sisu.mec.gov.br/, lá será informar alguns dados como número da inscrição e a senha do Enem. Preenchendo essas informações a página irá carregar e lhe direcionar para confirmar alguns dados para o Sisu entrar em contato com você, como telefone e e-mail;


02. Depois disso o site abrirá para a Sisu 2020 inscrição, onde você poderá optar por duas opções de curso. Clicando em “fazer inscrição” você pode pesquisar as vagas de acordo com o nome da instituição, nome do curso e o município, depois disso é só selecionar “confirmar a minha inscrição”;


03. Para a segunda opção o procedimento é o mesmo, pesquisar a vaga e clicar em “confirmar a minha inscrição”. Ao clicar no curso, você poderá ver a quantidade de vagas e as modalidades disponíveis;


04. Depois desse procedimento é só conferir se as suas opções estão de acordo com o que você deseja. É preciso ficar atento as notas de norte que sempre são divulgadas as 0h dos dias que o Sisu estar aberto.


O Sisu ainda permite que você tenha noção da sua classificação parcial, dessa forma é possível ter noção da sua colocação e saber se você vai conquistar a vaga ou não. Isso também permite que o aluno mude o curso, caso não esteja dentro das vagas, dessa maneira é mais fácil conseguir ter noções das suas chances.

Consultar resultado Sisu 2019

Após a liberação da nota e depois de ter aprendido a se inscrever no programa é o momento de aguardar o resultado. Para consultar o resultado do Sisu é preciso:

SISU 2019
  • Entre no site http://sisu.mec.gov.br/;
  • Coloque o número da inscrição e a senha do Enem;
  • Caso tenha passado irá aparecer uma mensagem lhe parabenizando na opção de curso que você passou, podendo ser a primeira ou a segunda.

Outra forma de visualizar o resultado Sisu 2019 é também acesso ao site, do lado esquerdo terá um menu com o nome “resultados”, lá você poder ver a lista dos aprovados de acordo com curso, instituição ou município.

Nota de Corte

A nota de corte Sisu é a referência que o aluno tem se os pontos que ele alcançou são suficientes ou não para ele adentrar uma determinada vaga que seja do seu interesse.

Essa nota é atualizada diariamente as 00 horas e ela é calculada baseado na disponibilidade de vagas e no tanto de inscritos, a nota oficial de corte só é definida quando as inscrições são finalizadas e o Sisu é fechado.
Por esse motivo diariamente a nota muda, pois muitas pessoas saem e entram de determinada modalidade ou curso, para concorrer a outros cursos e modalidades.

É importante que o aluno analise o desempenho dele e consulte diariamente o Sisu nos dias que ele estiver aberto, pois ao final da página é possível ver a classificação parcial e ter maior noção se irá passar ou não.

Lista de Espera

Caso o aluno não seja convocado para a chamada regular do Sisu, ele pode manifestar o interesse em participar da Lista de Espera Sisu 2019, que nada mais é que uma nova oportunidade de ingresso no Ensino Superior.

SISU 2019

O Sisu chama primeiro os alunos com as maiores notas e eles possuem um prazo determinado para realizar a matricula, depois disso o Sisu disponibiliza para todas as instituições uma lista de espera que serve para ocupar as vagas que não foram preenchidas.

No dia do resultado Sisu, ao acessar o portal e preencher as informações, o aluno verá o resultado, caso não tenha sido aprovado o sistema libera um botão onde o aluno pode clicar para participar da lista de espera.


Depois de ler nosso artigo sobre a inscrições SISU 2019, não esqueça de deixar um comentário falando o que achou do conteúdo inscrito. Boa sorte!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 2

SISU 2019 → Como Funciona, Inscrições, Resultado e Lista de Espera

15 respostas para “SISU 2019 → Como Funciona, Inscrições, Resultado e Lista de Espera”

  • Ana 23 de agosto de 2018 às 17:07

    Amei!Obrigada.

    Responder
  • Wycliffe ramalho de Souza 30 de setembro de 2018 às 11:48

    Gostei essas informações me foram de grande valia

    Responder
  • Cassia Roberta de Souza Bandeira 26 de outubro de 2018 às 02:51

    Nossa obrigada pelas informações. Confesso que desconhecia sobre muito do que se apresenta nesse conteúdo. Mas, agradeço mesmo. Porque sempre é bom obter ajuda de pessoas que entendem a situação daqueles que estão do outro. Como na língua popular do lado de cá… Muito me alegra em ler nesse conteúdo. O lado profissional e a presente dedicação de toda uma equipe muito obrigada mesmo. Agradeço, por tamanha atenção por nós humildes concurseiros de primeira viagem e alguns já experientes nessa caminhada. Que Deus abençoe esse trabalho de vocês e cada um que tem se dedicado a isso.

    Responder
  • Francisco 21 de novembro de 2018 às 01:46

    Gostei muito do seu post, vou acompanhar o blog.

    Responder
  • Belita 11 de dezembro de 2018 às 18:49

    Artigo bastante esclarecedor, só faltou uma coisa: falar das novas mudanças no Sisu, em relação aos cursos da primeira e segunda opção

    Responder
  • montador de moveis manaus 12 de janeiro de 2019 às 22:35

    Excelente esse site, bem diferente das concorrências.

    Responder
  • Alexandre Sturmer Galdino 19 de janeiro de 2019 às 00:28

    Obrigado por estás informações,me orientarei por aqui,precisava de um “norte”

    Responder
  • Geyzielle Almeida Machado 19 de janeiro de 2019 às 14:24

    Me ajudou muito, muito obrigado 👏👏👏👏👏👏

    Responder
  • ROBINSON TCHAKIRIAN 21 de janeiro de 2019 às 14:21

    Bem escrito, muito objetivo.
    Parabéns

    Responder
  • Rone Gleison 22 de janeiro de 2019 às 01:46

    Ajudou muito. Top.

    Responder
  • Ruy Marcos Goncalves 22 de janeiro de 2019 às 10:02

    Quando voce faz a opção pela lista de espera na Primeira Opção, voce perde o direito a vaga “garantida” na Segunda opção no caso de sua nota estiver acima da nota de corte?

    Responder
  • Aurenita Ferreira dos Santos 23 de janeiro de 2019 às 11:52

    Bom dia. Gostei muito de todas as informações obtidas, ágeis e precisas. Parabéns!

    Responder
  • Joana do Carmo Mendes da Costa 24 de janeiro de 2019 às 07:47

    As notas de corte estão muito altas

    Responder
  • MARIA DA PAIXÃO 24 de janeiro de 2019 às 17:17

    GOSTEI MUITO DA EXPLICAÇÃO, GOSTARIA DE SABER SE CCOM A NOTA 522 EU TERIA OPORTUNIDADE DE FAZER O CURSO DE GEOGRAFIA PELA UFBA OU IFBA.

    Responder
  • Lusinete Santos da Silva 25 de janeiro de 2019 às 20:03

    Boa noite, minha filha concluiu o ensino medio na escola pública, menos o fundamental, ela participa das politicas afirmativas como cotista? Ela também é negra

    Responder

Deixe um comentário