SISU 2020 → Como Funciona, Inscrições, Resultado e Lista de Espera

Com o resultado do ENEM (Exame Nacional de Ensino Médio) em mãos, o candidato que procura por uma vaga em universidades públicas pode encontrar no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) uma grande oportunidade para estudar em qualquer lugar do país.

Para participar é exigido somente que o candidato tenha feito o ENEM 2019 e tenha retirado uma nota maior do que 450 na prova de conhecimentos gerais e não tenha zerado a redação. A inscrição é feita online de acordo com as datas divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC) e abertas em todos os estados brasileiros, igualmente.

Por meio do sistema informatizado, o MEC consegue identificar por meio da nota de corte quais são os melhores alunos candidatos à vagas sem necessidade de realizar um novo vestibular e facilita o fechamento de turmas em todas as universidades brasileiras. No programa também estão previstas as cotas para deficientes, baixa renda e negros, tal como determina a lei n° 7.824/2012.

Inscrição Sisu 2020 – Passo a Passo de como fazer

Para fazer a inscrição no Sisu 2020 basta seguir os passos que seguem:

  1. Acesse o site oficial do Sisu no seguinte link: http://sisu.mec.gov.br/ somente lá será possível fazer a sua inscrição e em mais NENHUM outro lugar, portanto, cuidado para não cair em ciladas na internet;
  2. Clique no botão laranja “Fazer inscrição” para iniciar o processo de cadastramento;
    Inscrição Sisu 2020
  3. Informe seus dados pessoais e dados do seu último ENEM, que no caso, precisa ser obrigatoriamente o de 2019. Insira a sua senha do ENEM (se não lembrar clique aqui) e confirme os caracteres do campo de validação;
    Inscrição Sisu 2020
  4. Escolha a sua primeira opção de curso de graduação, ela deve ser a vaga que você mais tem intenção de conquistar.
    Inscrição Sisu 2020
  5. Selecione a segunda opção de curso, aquela que você tem como uma reserva caso a segunda opção não dê certo. É possível escolher duas opções de cursos na mesma instituição ou cursos iguais em instituições diferentes. Aconselha-se fazer uma previa busca antes de cadastrara para já se candidatar àquelas que são de mais fácil adesão de acordo com a sua nota de corte;É possível trocar a opção de curso quantas vezes quiser até o último minuto da data de inscrição. Caso a data já tenha passado, não será mais possível mudar de ideia;
  6. O candidato pode filtrara a escolha da opção de curso de acordo com o estado, área de ensino, municípios e vagas disponíveis tal como mostra na imagem, abaixo:Inscrição Sisu 2020
  7. Com o curso escolhido basta selecionar a instituição. Lembre-se que as notas de corte variam conforme o curso e instituição,portanto, vale a pena consultar a nota antes de fazer a sua candidatura;
  8. Ao finalizar a etapa aparecerá uma tabela amarela tal como a da imagem abaixo informando as notas de corte nas diversas opções e as opções onde o candidato possui maiores chances de concorrer. Para confirmar basta clicar em “Escolher este curso”.
    Inscrição Sisu 2020
  9. Selecione a modalidade de inscrição que pretende concorrer, se na ampla concorrência ou nas cotas sociais e/ou raciais. Lembrando que caso opte pela cota será preciso fazer a confirmação dos dados e condições posteriormente na matrícula da universidade, em caso de aprovação;
    como se inscrever sisu 2020
  10. Confirme a documentação exigida que será a pedida caso seja selecionado para a vaga que escolheu;
    como se inscrever sisu 2020
  11. A confirmação da sua inscrição para a 1° opção de curso é um informativo no centro da tela que diz “Parabéns, a sua inscrição foi realizada com sucesso. Boa sorte!”;
    como se inscrever sisu 2020
  12. Repita as operações para selecionar a segunda opção de curso;
    como se inscrever sisu 2020
  13. Toda noite o Sisu atualiza as informações e recalcula a nota de corte, o que pode mudar o jogo para a disputa de vários cursos.

Data de abertura das inscrições: a data de abertura das inscrições para o Sisu ainda não foi divulgada pelo MEC, entretanto, costuma no fim de janeiro, entre o dia 22 a 25 – como foi nas últimas edições do programa.

Quem pode participar?

São requisitos para participar da edição do Sisu 2020:

  • Ter realizado o ENEM 2019
  • Ter tirado mais do que 450 pontos nas questões do ENEM 2019
  • Não ter zerado a redação do ENEM 2019
  • Algumas insitutições adotam nota smínimas ou máximas para a inscrição em determinados cursos, como medicina;
  • Estar de acordo com as situações descritas no item 5 do Edital do ENEM 2018

Resultados do Sisu 2020

A divulgação dos resultados do Sisu 2020 ainda não foram divulgados pelo MEC, entretanto, costuma a ser entre 2 a 7 dias depois da finalização da data de inscrições. No caso, está previsto para o fim de janeiro, entre o dia 28 até os primeiros dias de fevereiro.

A consulta do resultado pode ser feita diretamente pelo site ou então pela central de atendimento do MEC no número 0800-616161.

Nota de corte do Sisu 2020

A nota de corte do Sisu é feita como os demais processos vestibulares de universidades. Desse modo, a nota para inscrição varia conforme o curso e instituição. Cursos mais concorridos, como o de Medicina ou Arquitetura tendem a ter notas de corte mais altas. Já cursos menos populares, como o caso de física possuem notas de cortes inferiores.

Não é possível informar qual é a nota de corte de cada curso e instituição ofertada pelo Sisu uma vez que esses dados são atualizados diariamente durante o prazo de inscrição.

Para se ter uma média, confira o relatório de notas de corte do Sisu 2019.

Os cursos mais concorridos são:

  • Medicina
  • Psicologia
  • Direito
  • Odontologia
  • Enfermagem
  • Fisioterapia

As universidades mais concorridas são:

  • USP
  • UFS
  • UFSC
  • UFRRJ
  • UFPI
  • UFPE
  • IFPA
  • UFMA
  • Unifap
  • UFBA
  • IFBA
  • UFV

Lista de espera do Sisu – Como funciona?

O candidato precisa dizer que quer entrar na lista de espera caso não tenha sido selecionado de imediato para a vaga que gostaria de adentrar na universidade. Desse modo, à medida que ocorrem desistências ou mudanças de decisão, o usuário poderá ter mais chances de conseguir a cadeira pela qual desejava.

Para participar da lista de espera basta acessar o sistema durante o período especificado no cronograma e clicar no botão para confirmar o interesse. Ao contrário de processos seletivos de universidades federais é preciso realizar esse procedimento, caso contrário, o usuário não irá participar da lista automaticamente.

[Veja aqui um cronograma completo do SISU 2020!]

Feito isso, basta acompanhar a convocação dos candidatos e, caso seja aprovado, você receberá uma notificação do sistema com as informações dos próximos passos para a realização da matrícula.

Previsões de vagas em Universidades para o Sisu em 2020

  • Unipampa – 3.000 vagas previstas
  • UFSCAR – 2.917 vagas previstas
  • UFG 6.000 vagas previstas
  • UFAM 2.719 vagas previstas
  • UERGS – 1.620 vagas previstas

Outras universidades ainda não manifestaram a quantidade de vagas previstas para os candidatos em 2020.

Não se sabe até o dado momento se o corte de verbas para universidades decretado em 2019 pelo Governo Federal irá afetar a quantidade de vagas ofertadas pelas universidades no Brasil.

Faça a sua aposta e boa sorte!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

SISU 2020 → Como Funciona, Inscrições, Resultado e Lista de Espera

Deixe um comentário