SISU 2020 INSCRIÇÃO — Quando começa, Como fazer – APRENDA!

Se você está em busca de uma vaga no ensino superior, não perca a chance de se inscrever no Sisu 2020. O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) foi criado pelo Ministério da Educação que permite que instituições públicas de educação superior ofereçam vagas aos estudantes que prestaram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

O processo de inscrição do Sisu é bastante simples e o candidato escolhe, por ordem de preferência, duas opções de cursos entre aqueles oferecidos pelas instituições de ensino. O candidato deverá definir ainda se quer concorrer às vagas de ampla concorrência ou às cotas, nos termos da lei e de acordo com o regimento de cada universidade. Durante o processo pode-se trocar as opções de cursos, sendo considerada a última alteração feita pelo candidato.

Ao término do período de inscrição, o Sisu escolhe de forma automática os estudantes mais bem colocados de cada curso a partir das notas do Enem. Vale lembrar que as vagas são destinadas aos mais bem classificados dentro das vagas disponíveis no Sisu. Caso o candidato se habilite às duas opções indicadas por ele, o sistema selecionará a sua primeira opção.

SISU 2020 – Quem pode participar?


Para poder se inscrever no Sisu 2020 é fundamental que você preste o Enem 2019. Além disso, é necessário alcançar uma nota superior a 450 pontos na prova e não zerar na redação. Em alguns cursos e instituições, além da nota indicada pelo Sisu, podem pedir ainda uma nota mínima para confirmar a inscrição pelo sistema.

Nota de corteImportante salientar que os alunos “treineiros” não poderão pleitear inscrições junto ao Sisu, conforme o artigo 2.5 do ENEM. Isso porque, o objetivo declarado do treineiro é de apenas realizar uma auto-avaliação de seu desempenho.

SISU 2020 – Nota de corte e segunda chamada

DocumentosImportante lembrar que o Sisu tem também a nota de corte, que é a menor nota para permanecer entre os potencialmente escolhidos. Essa nota varia durante o processo e serve apenas como referência para ajudar o candidato a monitorar as suas vagas durante o processo do Sisu.

Desta forma, é possível que você altere as suas opções de cursos, caso o que você tinha elegido esteja com uma nota de corte acima do que você conseguiu no Enem. A nota de corte não é atualizada em tempo real e aparece apenas a partir do segundo dia de inscrições do Sisu.

Importante salientar que o Sisu oferece ainda uma segunda chamada para os candidatos que chegaram a se classificar, mas não conseguiram fazer a matrícula há tempo. Existe também o sistema de lista de espera, destinando as vagas daqueles que não compareceram (ou que não conseguiram entregar todos os documentos em tempo) a outros habilitados e interessados.

SISU 2020 – Passo a passo de como fazer a inscrição

Se inscrever no Sisu 2020 é bastante simples. Veja como a seguir:

  1. Acesse o site do Sisu;
  2. Informe o seu número de inscrição do ENEM bem como a senha atual;
    Como se inscrever no Sisu 2020
  3. No login, veja se os dados estão corretos e atualize o que for necessário;
    Como se inscrever no Sisu 2020
  4. Na sequência, escolha a opção “Fazer minha inscrição”;
    Como se inscrever no Sisu 2020
  5. Nessa área você irá pesquisar os cursos e as vagas oferecidas nas instituições públicas brasileiras. A busca pode ser feita por curso, instituição ou município;
    Como se inscrever no Sisu 2020
  6. Cheque todas as informações disponíveis pelo curso que você desejar;
    Como se inscrever no Sisu 2020
  7. Eleja o curso desejado clicando na opção “Escolher este curso”. Você pode escolher até dois cursos;
    Sisu 2020 - Inscricao Passo a Passo
  8. Escolha a modalidade desejada;
    Como se inscrever no Sisu 2020
  9. Finalize a sua inscrição clicando em “Confirmar minha inscrição”;Como se inscrever no Sisu 2020
  10. Aguarde em seu e-mail a mensagem de confirmação e fique ligado nos prazos do Sisu 2020.

Ficou com alguma dúvida? Então veja o passo a passo da inscrição no SISU. 

SISU 2020 – Calendário para inscrições

Calendário SISU 2020O calendário do Sisu 2020 já está disponível com todas as datas importantes para você ficar por dentro do processo. Confira abaixo:

  • 22 a 27 de janeiro: período de inscrições (notas de corte serão divulgadas nos dias 23, 24, 25, 26 e 27, a partir das 0h);
  • 28 de janeiro: resultado da chamada regular;
  • 29 de janeiro a 5 de fevereiro: prazo para participar da lista de espera;
  • 30 de janeiro a 4 de fevereiro: matrícula da chamada regular (observar dias, horários e locais de atendimento indicados pelas instituições em seus respectivos editais);
  • 7 de fevereiro: convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições.

>> Veja aqui o Cronograma Completo do Sisu 2020 <<

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 2

SISU 2020 INSCRIÇÃO — Quando começa, Como fazer – APRENDA!

Deixe um comentário